Fischer Têxtil

Notícias

Notícia cadastrada em: 09/07/15 - 12:03:31

Nova tinta que pode ser impressa em tecidos promete criar roupas smart

 

nova-tinta

Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram uma tecnologia que permite criar diversas roupas “smart”. O segredo promete ser muito simples: eles contam com uma uma tinta elástica e condutora que deve ser aplicada no tecido.

O resultado gera roupas capazes de medir frequência cardíaca e contração muscular, por exemplo.

Os eletrônicos impressos atualmente utilizam plástico ou substratos de papel, e são geralmente rígidos, além de exigirem diversas etapas de impressão. Um material macio permitiria que uma nova geração de dispositivos portáteis se encaixem ao corpo humano. Pensando nisso, a equipe de pesquisa do professor Takao Someya desenvolveu uma tinta que é elástica e condutora e só precisa de uma única etapa para ser impressa.

O sensor é capaz de medir a atividade muscular do usuário através da detecção de potências elétricas em uma área de 4 cm x 4 cm, com nove eletrodos colocados dois centímetros afastados em uma área de 3 cm x 3 cm. Infelizmente ainda não há informações sobre o custo da novidade, ela ainda está em fase de desenvolvimento e não tem previsão de chegada ao consumidor final.

 

Fonte:

« Voltar para Notícias

Fischer Corretora Têxtil

R. Tiradentes, 51 • Bom Retiro
CEP 89010-630
Tel: +55 (47) 3036.2929

Copyright © 2012 Fischer Têxtil. | Todos os direitos reservados | Blumenau - SC | Brasil